Seguidores

sexta-feira, 4 de março de 2011

CAMINHOS DO CORAÇÃO

Multiplicam-se os caminhos do processo evolutivo, especialmente durante a marcha que se faz no invólucro carnal.Há caminhos atapetados de facilidades, que conduzem a profundos abismos do sentimento.
Apresentam-se caminhos ásperos, coalhadas de pedrouços que ferem, na forma de vícios e derrocadas morais escravizadores.
Abrem-se, atraentes, caminhos de vaidade, levando a situações vexatórias, cujo recuo se torna difícil.
Repontam caminhos de angústia, marcados por desencantos e aflições desnecessárias, que se percorrem com loucura irrefreável.
Desdobram-se caminhos de volúpias culturais, que intoxicam a alma de soberba, exilando-a para as regiões da indiferença pelas dores alheias.
Aparecem caminhos de irresponsabilidade, repletos de soluções fáceis para os problemas gerados ao longo do tempo.
Caminhos e caminhantes!
Existem caminhos de boa aparência, que disfarçam dificuldades de acesso e encobrem feridas graves no percurso.
Caminhos curtos e longos, retos e curvos, de ascensão e descida, estão por toda parte, especialmente no campo moral, aguardando ser escolhidos.
Todos eles conduzem a algum lugar, ou se interrompem, ou não levam a parte alguma... São, apenas, caminhos: começados, interrompidos, concluídos...
*
Tens o direito de escolher o teu caminho, aquele que deves seguir.
Ao fazê-lo, repassa pela mente os objetivos que persegues, os recursos que se encontram à tua disposição íntima assinalando o estado evolutivo, a fim de teres condição de seguir.
Se possível, opta pelos caminhos do coração.
Eles, certamente, levarão os teus anseios e a tua vida ao ponto de luz que brilha à frente esperando por ti.
*
O homem estremunha-se entre os condicionamentos do medo, da ambição, da prepotência e da segurança que raramente discerne com correção.
O medo domina-lhe as paisagens íntimas, impedindo-lhe o crescimento, o avanço, retendo-o em situação lamentável, embora todas as possibilidades que lhe sorriem esperança.
A ambição alucina-o, impulsionando-o para assumir compromissos perturbadores que o intoxicam de vapores venenosos, decorrentes da exagerada ganância.
A prepotência anestesia-lhe os sentimentos, enquanto lhe exacerba as paixões inferiores, tornando-o infeliz, na desenfreada situação a que se entrega.
A liberdade a que aspira, propõe-lhe licenças que se permite sem respeito aos direitos alheios nem observância dos deveres para com o próximo e a vida; destruindo qualquer possibilidade de segurança, que, aliás, é sempre relativa enquanto se transita na este física.
Os caminhos do coração se encontram, porém, enriquecidos da coragem, que se vitaliza com a esperança do bem, da humildade, que reconhece a própria fragilidade, e satisfaz-se com os dons do espírito - ao invés do tresvariado desejo de amealhar coisas de secundário importância - os serviços enobrecedores e a paz, que são a verdadeira segurança em relação às metas a conquistar.
Os caminhos do coração encontram-se iluminados pelo conhecimento da razão, que lhes clareia o leito, facilitando o percurso.
*
Jesus escolheu os caminhos do coração para acercar-se das criaturas e chamá-las aoreino dos Céus.
Francisco de Assis seguiu-Lhe o exemplo e tornou-se o herói da humildade.
Vicente de Paulo optou pelos mesmos e fez-se o campeão da caridade.
Gandhi redescobriu-os e comoveu o mundo, revelando-se como o apóstolo da não-violência.
Incontáveis criaturas, nos mais diversos períodos da humanidade e mesmo hoje, identificaram esses caminhos do coração e avançam com alegria na direção da plenitude espiritual.
Diante dos variados caminhos que se desdobram convidativos, escolhe os caminhos do coração, qual ovelha mansa, e deixa que o Bom Pastor te conduza ao aprisco pelo qual anelas.
* * *
Franco, Divaldo Pereira. Da obra: Momentos de Felicidade.
Ditado pelo Espírito Joanna de Ângelis.
Salvador, BA: LEAL, 1990.

7 comentários:

chica disse...

Os caminhos do coração são sempre os melhores a serem trilhados.Vamos buscá-los! beijos,lindo dia e fds<chica

Hellen Caroline disse...

Jesus escolheu os caminhos do coração para acercar-se das criaturas e chamá-las aoreino dos Céus.

bem como você disse,os caminhos do coração,são sempre o caminho que nos leva a Deus,pois ele é amor e vida!
Belissimo post!
Beijos de bom dia!

Marion Lemos disse...

Linda postagem minha amiga querida!
Os caminhos do coração são os da coragem.
Parabéns, adoro o seu blog!
Linda tarde!

Gratidão por tudo.

Um beijo na alma.

Marion

ValériaC disse...

Belo texto amiga...é verdade, na vida abrem muitos caminhos e com certeza seja qual deles acabamos por escolher, trilharemos lições e aprendizagens.
Mas se tem algo que pode nos ajudar a trilhar um provável melhor caminho, sem duvida é o coração...uma verdadeira bússola em nossas vidas.
Minha querida, tenha um maravilhoso final de semana...beijinhos
Valéria

Maria Rodrigues disse...

Amiga excelente post como sempre. Rezo sempre para que os meus filhos consigam seguir o caminho da luz, do amor e da paz.
Tenha um maravilhoso fim de semana, pleno de alegria, paz e harmonia.
Beijinhos
Maria

ONG ALERTA disse...

Sim os caminhos do coraçáo sáo corretos mas as vezes o coraçáo esta ferido e fica perdido...
Beijo Lisette.

Lena disse...

Minha querida amiga Marlene,
O texto que você postou é rico em mensagens divinas. Acho que o cerne da questão consite em estarmos atentos para o seguinte: "O homem estremunha-se entre os condicionamentos do medo, da ambição, da prepotência e da segurança que raramente discerne com correção". Todos esses sentimentos negativos engessam o homem e lhes rouba a beleza de viver bem entre seus irmãos. Obrigada por nos presentear com textos tão dignificantes. Um excelente descanso nesse carnaval. Beijos, com carinho!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...