Seguidores

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O EGOISMO




EMMANUEL - Paris, 1861


11 – O egoísmo, esta chaga da humanidade, deve desaparecer da Terra, porque impede o seu progresso moral. É ao Espiritismo que cabe a tarefa de fazê-la elevar-se na hierarquia dos mundos. O egoísmo é portanto o alvo para o qual todos os verdadeiros crentes devem dirigir suas armas, suas forças e sua coragem. Digo coragem, porque esta é a qualidade mais necessária para vencer-se a si mesmo do que para vencer aos outros. 


Que cada qual, portanto, dedique toda a sua atenção em combatê-lo em si próprio, pois esse monstro devorador de todas as inteligências, esse filho do orgulho, é a fonte de todas as misérias terrenas. Ele é a negação da caridade, e por isso mesmo, o maior obstáculo à felicidade dos homens.


Jesus vos deu o exemplo da caridade, e Pôncio Pilatos o do egoísmo. Porque, enquanto o Justo vai percorrer as santas estações do seu martírio, Pilatos lava as mãos, dizendo: Que me importa! Disse mesmo aos judeus: Esse homem é justo, por que quereis crucificá-lo? E, no entanto, deixa que o levem ao suplício.


É a esse antagonismo da caridade e do egoísmo à invasão dessa lepra do coração humano, que o Cristianismo deve não ter ainda cumprido toda a sua missão. E é a vós, novos apóstolos da fé, que os Espíritos superiores esclarecem, que cabem a tarefa e o dever de extirpar esse mal, para dar ao Cristianismo toda a sua força e limpar o caminho dos obstáculos que lhe entravam a marcha. Expulsai o egoísmo da Terra, para que ela possa elevar-se na escala dos mundos, pois já é tempo da humanidade vestir a sua toga viril, e para isso é necessário primeiro expulsá-lo de vosso coração.


PASCAL - Sens, 1862


12 – Se os homens se amassem reciprocamente, a caridade seria mais bem praticada. Mas, para isso, seria necessário que vos esforçásseis no sentido de livrar o vosso coração dessa couraça que o envolve, a fim de torná-lo mais sensível ao sofrimento do próximo. 


O Cristo nunca se esquivava: aqueles que o procuravam, fossem quem fossem, não eram repelidos. A mulher adúltera, o criminoso, eram socorridos por ele, que jamais temeu prejudicar a sua própria reputação. Quando, pois o tomareis por modelo de todas as vossas ações? Se a caridade reinasse na Terra, o mal não dominaria, mas se apagaria envergonhado; ele se esconderia, porque em toda parte se sentiria deslocado. Seria então que o mal desapareceria; compenetrai-vos bem disso.


Começai por dar o exemplo vós mesmos. Sede caridosos para com todos, indistintamente. Esforçai-vos para não atentar nos que vos olham com desdém. Deixai a Deus cuidar de toda a justiça, pois cada dia, no seu Reino, Ele separa o joio do trigo.


O egoísmo é a negação da caridade. Ora, sem caridade não há tranqüilidade na vida social, e digo mais, não há segurança. Com o egoísmo e o orgulho, que andam de mãos dadas, essa vida será sempre uma corrida favorável ao mais esperto, uma luta de interesses, em que as mais santas afeições são calcadas aos pés, em que nem mesmo os sagrados laços de família são respeitados.


Fonte da imagem: Internet
OFERECIDO  POR CARLOS BACELI

PSTADO POR MARLENE DE GOES

10 comentários:

Carlos Espirita disse...

Bom dia querida amiga Marlene.
Vamos divulgar a nossa doutrina.
Que você tenha uma linda semana.
Beijos,
Carlos

Isa Martins disse...

Oi Marlene, um excelente texto pra começar a semana.
Quando tiver um tempinho passa lá no meu novo blog
http://poetandosemfronteiras.blogspot.com/
Beijos e ótima semana pra ti!

Evanir disse...

Uma semana de paz que Deus abençoe
poderosamente sua vida.
Agradeço seu carinho e sua amizade.
Que eu possa deixar somente
amor por onde passar.
beijos feliz semana.
Evanir

MA FERREIRA disse...

Oi Marlene..como gosto de vir aqui!!

Sabe..o tema egoismo.

Existe aquele egoismo material, onde as pessoas querem as coisa pra ela.

Mas existe infelizmente um egosimo mais sutil.

Que é o egoismo dos sentimentos. Aquele que muitas vezes nos fazem com que ausentamos de nossos amigos, da nossa familia..

Aquele egoimos que nos impede de mostrar nos sentimentos a pessoa amada,,, de entender a mão a um amigo...

Temos que ficar atentos e não dixar que este veneno tome conta e se aposse nem que seja um pouquinho do nosso ser.

Bj..boa semana... e mais uma vez obrigada pelo carinho de sempre...

Esperança disse...

Amada irmã Marlene,

Obrigada pelas palavras e sempre muito bom receber sua visita. Como seres humanos estamos em constante aprendizado a começar por nós mesmos. Como espírito eterno seremos sempre alunos em evolução dessa escola chamado Universo.
Sobre o texto achei maravilhoso, é sempre bom olharmos para dentro de nós mesmos, refletirmos sobre nossas atitudes. Muitas vezes não mostramos nossos sentimentos a familiares e amigos, isso também pode ser considerado uma forma de egoísmo. Quero agradecer por repartir esse texto especial com todos nós.

Um abraço de luz

Carla Fernanda disse...

Uma verdadeira aula de amor que precisamos sempre lembrar e utilizar na nossa caminhada onde aprendemos a amar.
Beijos Marlene e boa semana!!

Silenciosamente ouvindo... disse...

Passei para estar aqui consigo.Bj/Irene

Anne Lieri disse...

Marlene,uma bela e verdadeira msg!Precisamos combater esse egoismo em nós, quem sabe assim a humanidade não se torna mais fraterna?Uma maravilhosa lição!Bjs,

Cristina disse...

Lindas palavras. Vivemos num mundo onde o egoísmo, o prazer reinam soberanamente. Poucos se preocupam com a dor aheia. Texto muito bom para refletir! Um abraço! Boa semana!

chica disse...

O mundo anda, infelizmente, muito egoísta.Uma chaga mesmo!!! beijos,chica

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...