Seguidores

terça-feira, 28 de agosto de 2012

ENSINA-ME A PERDOAR




Senhor, eu gostaria tanto de poder perdoar. Disponho-me a isso. Oro e tenho a impressão de que lavei meu coração de toda mágoa.

Contudo, basta que eu reveja quem me agrediu, caluniou, traiu e todo o sentimento retorna.
Isso está me fazendo muito mal, Senhor. Sinto um peso dentro de mim, um mal-estar e tenho a impressão de que perdi um tanto da capacidade de amar.
Em função do que padeci, tornei-me desconfiado. Quando um amigo me abraça, não me entrego em totalidade. Fico pensando se ele está sendo sincero.
Se não estará, como outros, demonstrando uma afeição que não lhe habita a alma, somente por conveniência. Pior ainda, fico cogitando quando esse amigo me oferecerá o fruto amargo do abandono.
Isso é muito ruim, Senhor, eu sei. Contudo, tornei-me assim, depois de tantas ingratidões recebidas, em tantos afastamentos constatados, em tantas evasões de pessoas a quem entreguei o meu coração.
Recorro às páginas do Evangelho e as leio, entre a emoção e o desassossego. Pesquiso as vidas dos grandes seguidores da Tua mensagem e me indago:
Por que eles conseguiram perdoar? O que me falta para isso?
Na tela da memória, evoco a imagem do primeiro mártir do Cristianismo, Estêvão, apedrejado por amor à verdade que propagava.
Ainda agonizante, ao lado da irmã, que descobre noiva do seu verdugo, tem palavras de perdão. Não sãopalavras de quem, por estar morrendo, resolve doar o perdão.
São palavras de quem se mostra agradecido por reencontrar a irmã querida, depois de tantos anos de separação que lhes fora imposta.
São palavras de quem está feliz e poderá morrer tranquilo, não somente por ter sido fiel a Jesus até o fim, mas por saber que sua irmã estará bem amparada por aquele mesmo que a ele tirou a vida.
Cristo os abençoe... Não tenho no teu noivo um inimigo, tenho um irmão...
Saulo deve ser bom e generoso. Defendeu Moisés até ao fim... Quando conhecer a Jesus, servi-lO-á com o mesmo fervor...
Sê para ele a companheira amorosa e fiel...
Perdão incondicional. Ele poderia pensar em que poderia gozar da felicidade de tornar a conviver com a irmã, depois de tantos anos.
Voltar a estarem juntos, como dantes da tragédia que os separara. Mas, não.
Suas palavras não são de reprovação a quem o condenara ao apedrejamento. Nele somente há perdão.
Por tudo isso, Senhor, eu Te peço: Ajuda-me a perdoar. Ensina-me a perdoar. Promove em mim a mudança para melhor.
Não permitas que eu me perca pelas ruelas sombrias da mágoa, da tristeza e do desencanto.
Eu desejo voltar a acreditar nas pessoas, a crer na amizade sincera, na doação sem jaça.
Recordando o Teu exemplo extraordinário na cruz, preocupando-Te com aqueles que Te haviam infligido tanto sofrimento e morte, eu Te peço: Ajuda-me.
Tenho certeza de que, quando o perdão puder ser a tônica dos meus atos, eu voltarei a sorrir, a ter fé, a viver intensamente.
Ajuda-me, pois, Senhor Jesus, a perdoar. Porque, não somente desejo ser feliz, mas igualmente almejo ser, para os que comigo convivem, motivo de contentamento e de alegria.



Redação do Momento Espírita, com frases atribuídas a Estêvão, extraídas do cap. 8, pt. I, do livro Paulo e Estêvão, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Feb.

Em 21.03.2011

POSTADO POR  MARLENE DE GOES






9 comentários:

chica disse...

E como é importante o perdão.. De nada adianta falar que perdoamos,se não vem do coração, lá do fundinho dele... beijos,lindo dia!chica

Majoli disse...

Perdoar, algo que parece ser difícil ao ser humano, mas que é um dos mais belos atos que praticamos.
Marlene querida, saudades de você lá no rabiscos, quando puder, vou amar te ter por lá de novo.
Deus abençoe teu dia.
Beijos com carinhos meus.

Célia Gil disse...

Preceitos imprescindíveis! É importantíssimo ajudar o próximo e aprender a perdoar é fundamental no crescimento e maturidade humanas! Bjs

Élys disse...

Perdoar é sublime, Sempre se deve fazer um esforço para compreender que todos podemos errar e portanto nunca deixar de perdoar.
Beijos.

Maysa disse...

Boa tarde Marlene
acredito eu não ser tão fácil ,quando estamos dentro de algum templo oração se promete tudo mais quando saímos , como é difícl tudo , já dentro de nossos lares temos esta prova diária, que nos testam a todos os dias,
eu luto com este sentimento ruim,
forte abraço
elisa

Anne Lieri disse...

Marlene,perdoar 'e o inicio de tudo!Muito linda essa msg!bjs e boa semana!

Leonice disse...

Linda mensagem querida amiga!
Quem perdoa realmente, sabe amar e é esse amor que Deus espera de nós.
Um grande abraço e muita paz!

Marites Rehermann disse...

Amiga, perdoar é tão dificil...e é o único caminho para a verdadeira felicidade e paz de alma! É preciso muita força de vontade e fé!! Perdoar, é tirar a mão do pescoço do outro, e deixar ele seguir em paz! Mas a verdadeira paz reside naquele que perdoa, e sabe deixar para traz o peso das mágoas!!

Luz e paz em seu caminho, minha querida amiga Marlene!!
Beijos!♥

Liz - Como as Cerejas da Minha Janela... disse...

Marlene, querida!! há muito tempo vejo voce nos blogs que frequento e sempre tive vontade de vir conhecê-la, pode acreditar nisso. Mas eu estou sempre correndo e nunca paro para fazer essas visitas que tanto quero. Mas voce captou-me, e chegou a mim.
Sempre leio os seus comentários cheios de respeito e carinho, e por isso queria conhecê-la. E agora chegando aqui, vi porque sentia essa sua energia...
Bom demais poder conhecê-la, minha querida! gosto muito da doutrina espírita e tenho muita gratidão pelo Espiritismo, pois me ajudou num momento muito difícil da minha vida. Não, não me ajudou... me salvou... apesar de não ser espírita, sempre vou receber passes, que é algo que me ajuda muito na vida.
Lindíssimo este texto, orientado por grandes Mestres. Ultimamente tenho lido Joana D'Angelis, que muito tem me encantado. Uma amiga diz que vai me enviar um livro dela para que eu me aprofunde mais. Adoro ler os seus textos.

Marlene, espero que continuemos a nos encontrar, fiquei muito feliz de vê-la em meu blog.

Um beijo com muito carinho!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...